Tendências de tecnologia para 2021

Tendências de tecnologia para 2021

Diante de muitos desafios e aprendizados, vimos a importância de estarmos em sintonia com novas formas de trabalho e colaboração. Para isso, gostaríamos de colaborar trazendo um olhar sobre as tendências de tecnologia para 2021.

5G

Já em fase de testes em algumas cidades, teremos em 2021 o leilão para implementação da tecnologia em todo o Brasil. Essa tecnologia trará mais velocidade de conexão e, principalmente, menor tempo de resposta dos dispositivos conectados na internet. Isso será um salto para a massificação do uso de IoT (Internet das Coisas).

Não teremos essa tecnologia implementada em grande escala em 2021, mas é importante entender esses benefícios e analisar como o seu negócio pode se beneficiar desta tecnologia.

PRIVACIDADE EM FOCO

Iniciamos o ano com a LGPD esquentando. O amadurecimento quanto ao seu entendimento e sua jornada de implementação tende a movimentar o uso de tecnologias e adequações em processos que foquem na privacidade dos dados. Será não apenas uma tendência de tecnologia para 2021, mas envolverá pessoas e procedimentos.

VEREMOS TANTO COMO USUÁRIOS, QUANTO COMO FORNECEDORES OU EMPRESAS UM REFLEXO POSITIVO QUANTO A ESTE TEMA.

Como empresas, precisamos começar o quanto antes, evitando o ônus de tomar ações tardias frente a lei (que já está em vigor). Veremos muito a aplicação de recursos como criptografia, gestão de acesso, DLP, entre outros.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Otimizar processos para ganhar tempo, produtividade e recursos são alguns dos benefícios do uso de inteligência artificial. Buscar o entendimento de onde usar e aplicar esta tendência de tecnologia é muito importante.

É possível utilizar, por exemplo, para prevenir o tempo de paradas de equipamentos, onde a inteligência artificial atuará de maneira corretiva, preventiva e preditiva. Existem ferramentas conhecidas como RMM (Monitoramento e gerenciamento remoto) que possuem estes recursos aplicados na gestão da TI.

Também é possível aplicar esta tendência de tecnologia para 2021 no atendimento. Tanto interno quanto de clientes. Ele não substitui 100% do atendimento humano, mas em conjunto com o mesmo, traz ganhos de relacionamento e velocidade que são interessantes.

USO DA NUVEM

Projetos de uso da nuvem tendem a crescer significativamente. As empresas perceberam ganhos do trabalho remoto. E não depender de um ponto focal na empresa para disponibilizar documentos, sistemas e telefonia traz vantagens significativas.

 

 

SEGURANÇA NA BASE DAS TENDÊNCIAS DE TECNOLOGIA

Todas as tendências de tecnologia para 2021 também terão na sua base a preocupação com a segurança. Os projetos precisarão ser avaliados com essa premissa.

É super aconselhado esse olhar. Buscar na origem otimizará retrabalho e diminuirá riscos. Desta forma, algumas soluções trazem opções que ajudam uma evolução na implementação de novos recursos à medida que a necessidade vai surgindo. Destacamos, como exemplo, o uso do Microsoft 365 ou de recursos do Azure.

Esses são alguns pontos para que possamos estar mais preparados e atentos para as rápidas mudanças que a tecnologia nos desafia. Conte com a Saftech nesta jornada.

Deixe um comentário

Seu email nao sera publicado.

WhatsApp chat